sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fábio Aurélio, um são-carlense na Premier League (Inglaterra)

Fábio Aurélio
FÁBIO AURÉLIO RODRIGUES (São Carlos, 24 de Setembro de 1979) é um futebolista brasileiro. Atualmente, defende o Liverpool

Carreira

Fábio iniciou sua carreira no São Paulo, quando tinha apenas dezessete anos. Durante seus três anos no clube, teve participações importantes, principalmente, na conquista dos títulos paulistas de 1998 e 2000. Com suas boas participações com a camisa são-paulina, acabou despertando interesse dos grandes clubes europeus, se transferindo para o espanhol Valencia e assinando um contrato de seis temporadas.
Viveu ótimos momentos em sua passagem no Valencia, tendo conseguido chegar em sua primeira temporada à uma final de Liga dos Campeões da UEFA, mas não participando da final contra o Bayern München. Na temporada seguinte, conquistou seu primeiro título nacional, La Liga, quebrando um jejum de trinta e um anos do clube. Porém, durante a temporada 2003/04, viveu um dos seus piores períodos como jogador, quando quebrou a perna, ficando de fora durante quase toda temporada.
Após o término do contrato com o Valencia, acabou assinando com o Liverpool, sendo uma indicação do treinador na época, Rafa Benítez, que trabalhou com Fábio em sua passagem pelo Valencia. Com um ótimo início, tendo participado da conquista da Supercopa da Inglaterra logo em sua primeira partida oficial com os Reds, acabou amargando mais um vice-campeonato da Liga dos Campeões da UEFA em sua temporada de estreia.
Suas temporadas seguintes foram de altos e baixos, principalmente, por suas seguidas lesões. Não podendo contar sempre com o jogador durante a temporada inteira, o Liverpool acabou oferecendo uma renovação de contrato para Fábio, onde ele ganharia seu salário conforme seu desempenho e partidas que disputasse na temporada, mas sendo recusado pelo mesmo. Logo, em 25 de maio de 2010 foi confirmada sua saída da equipe. Porém, foi recontratado em 31 de julho, após ser procurado pelo novo treinador Roy Hodgson para retornar ao clube.

Seleção brasileira

Fábio na seleção
Fábio esteve presente com as seleções de bases em inúmeros campeonatos, destacando-se o Campeonato Mundial Sub-20 de 1999, onde disputou a maioria das partidas, tendo marcado um gol contra Zâmbia, ainda na fase de grupos. Também esteve presente na campanha nos Jogos Olímpicos de 2000, onde a Seleção Brasileira era a grande favorita a conquistar seu primeiro ouro na modalidade, mas tendo sido eliminada nas quartas de final para Camarões.
Recebeu sua primeira oportunidade para defender a seleção principal em outubro de 2009, quando recebeu uma convocação para as partidas contra a Inglaterra e Omã, mas devido a uma lesão, acabou ficando de fora das partidas, nem mesmo tendo viajado com o grupo, perdendo uma provável convocação para a Copa do Mundo de 2010, devido a grande carência na posição de Fábio.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: