sexta-feira, 8 de abril de 2011

MENINOS (2)

MENINOS (2)
Certa vez ao receber a mãe cansada de trabalhar o dia todo, aventurou-se pelo cabeludo mundo das perguntas que os pais não querem (ou não sabem e por isso não querem) responder. Começado o interrogatório com uma questão facinha, ele logo entrou no assunto que o fizera mais um admirador do turbulento e imprevisível reduto das dúvidas.
__ Mãe, você está cansada? É que eu quero te perguntar um monte de coisas.
__ Eu estou muito cansada, meu amor. Espera um pouquinho e a gente já conversa.
Magali despiu-se em seu quarto, embrulhou-se em sua toalha laranja e antes de entrar no banheiro para banhar teve de pedir licença ao filho que se havia sentado na porta do box.
__ Ué! Porque eu não posso ficar aqui?
__ Por que com você aí a porta não fecha.
__ E porque você tem que fechar a porta?
__ Por que eu vou ficar pelada. Você já viu alguém tomar banho de roupa?
__ A única pessoa que eu vi tomar banho eu só enxerguei ela do pescoço para baixo.
Magali franziu as sobrancelhas, preocupada com aquela estranha informação.
__ Quem foi que você viu tomando banho????
__ Eu mesmo. Você consegue enxergar a sua cara?
Magali sorriu. Só o filho para fazê-la esquecida de seus problemas cotidianos.
__ Agora o senhor me dê licença.
Fazendo-se de desentendido, surpreendeu a mãe com mais perguntas.
__ Mãe... você já comeu carne de vaca morta? O meu amigo Didoné disse que a carne moída da merenda de hoje era carne de vaca morta. É mentira não é?
Magali queria apenas banhar. Sem saber o que dizer a respeito, pensou em voz alta.
__ Às vezes eu acho que seria melhor você me perguntar o que é menstruação.
__ O que é menstruação, mãe? devolveu sem perder tempo.
Magali agachou-se, puxou seu pequeno anjo perguntador para junto de si. Pediu que ele a deixasse tomar um banho e relaxar. Depois da janta ela resolveria junto com ele todos os mistérios do universo.
__ Menstruação é um mistério do universo?
Magali olhou com afeto aquele que a derrotara sem competir. Perguntou-lhe o que ele queria saber a respeito da carne da vaca morta, mas, naquele momento, ele não se importava mais com a fome do mundo, só queria saber dos mistérios do universo.

Nenhum comentário: